Menu

Banner

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A Cultura Nordestina


A Cultura Nordestina

Uma vez influenciada por indígenas, africanos e europeus, a cultura nordestina se torna bastante diversificada, variando de estado para estado, os costumes e tradições.
A riqueza cultural nordestina é visível tanto como suas manifestações folclóricas, como os populares. A literatura dessa região tem uma grande contribuição para a literatura brasileira. Nessa literatura podemos citar o cordel que fala sobre o período colonial.
Na cultura nordestina a musica, a dança, tem seus próprios aspectos e são muito conhecidos ao redor do país. Na musica popular destacam-se alguns ritmos como: Samba de roda, forró, axé, frevo e etc. Já na dança temos os ritmos do maracatu, frevo, o bumba meu boi e etc. Geralmente as musicas folclóricas são acompanhadas de danças .
Um ponto muito importante para essa cultura é o artesanato e a culinária, que atraem muitos empregos em toda região. Devido à variedade regional é difícil caracteriza-los, mas pode se destacar no artesanato: produtos feitos com argila, madeira e couro, com traços bastante particulares.
No artesanato cearense destacam-se as rendas, no Maranhão as formas de artesanato presentes são os feitos de fibra do buriti e produtos de babaçu.
( Victória Maria Brasil )

0 comentários:

Postar um comentário